Blog

CRC SP é recebido pelo vice-governador de São Paulo

No dia 30 de abril de 2013, o Conselho Diretor do CRC SP esteve reunido com o atual vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), e o deputado federal, Walter Ihoshi (PSD), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Participaram do encontro o presidente do Conselho, Luiz Fernando Nóbrega; o vice-presidente de Administração e Finanças, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo, e o vice-presidente de Registro, Ari Milton Campanhã.

Embora nenhuma indicação oficial tenha sido feita, Afif é o nome mais cotado para assumir a nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o 39º ministério do governo federal, que será responsável pelas competências relativas às micro e pequenas empresas, anteriormente exercidas pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

O Conselho comemorou a criação da Secretaria, divulgada no início do mês de abril. Para o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, a criação dessa Secretaria é importantíssima para os empreendedores, que terão suas realidades analisadas com mais detalhes e, consequentemente, terão suas necessidades melhor atendidas.

Durante o encontro, Luiz Fernando colocou o Conselho à inteira disposição de Afif e afirmou que os Profissionais da Contabilidade podem contribuir, já que conhecem a rotina do empresário. Os entraves vivenciados por esse público, como a falta de incentivos fiscais, previstos na forma de isenção, redução, dedução e suspensão de impostos e contribuições; o grande número de obrigações tributárias; altas taxas de juros para financiamentos bancários, e a falta de cargas tributárias mais favoráveis que ajudem o pequeno empresário a crescer, foram os assuntos mais discutidos.

A complexidade do sistema tributário brasileiro e o quanto isso limita e impede a ascensão desses profissionais, foi pauta entre Guilherme Afif, o presidente e os vice-presidentes do CRC SP, que concordam quanto à importância do micro e pequeno empreendedor na economia dos municípios, dos Estados e do País.

\"Vejo o Profissional da Contabilidade como um agente de transformação, alguém que vai nos ajudar a desenvolver políticas para facilitar a gestão tributária e fiscal do empresário. Um dos meus maiores sonhos é a legalização do trabalho dos pequenos empresários, por meio da regularização de seus produtos e operações e do cumprimento de um número menor de obrigações\", disse Afif.

Fonte: crcsp.org.br