Um projeto para simplificar as regras de divulgação de informações financeiras está em fase de estudo na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A Comissão analisa a possibilidade de desobrigar as pequenas e médias companhias com capital aberto na entidade a publicarem os balanços em jornais, com a condição de que estas informações sejam divulgadas via internet.
A informação foi dada pelo presidente da CVM, Leonardo Gomes Pereira, em evento realizado em 18 de abril de 2013, na sede do Ministério da Justiça. O projeto prevê também a utilização de redes sociais para a transmissão de informações relevantes aos acionistas. O procedimento irá reduzir os custos da abertura de capital para esta modalidade de empreendimento e facilitar sua entrada no mercado de ações.
Nos EUA, o uso das redes sociais para divulgar informações contábeis foi autorizado, em 2 de abril de 2013, pela SEC (Securities and Exchange Commission), agência fiscalizadora do mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos. É obrigatória, no entanto, a indicação prévia aos acionistas de qual rede social será utilizada para enviar as informações.
Fonte: crcsp.org.br