Blog

4 dicas para se tornar um investidor de sucesso

SÃO PAULO - O gestor James Bartholomew se viu em uma situação inusitada. Sua filha mais nova o questionou sobre como ele escolhia seus investimentos.

A partir dessa pergunta, James elaborou uma lista com 4 dicas básicas de como agir na hora da escolha de um investimento, publicada no site Telegraph.

1 - Proteja-se dos impostos

Para não ter surpresas com os impostos que incidem sobre seus investimentos e correr riscos desnecessários, invista em uma conta poupança ou em uma previdência privada. As duas aplicações oferecem maior segurança e possuem menores custos, e assim, você tem a certeza de que sempre terá um dinheiro guardado e não será devorado pelos impostos.

2 - Procure ações de empresas em crescimento

É sempre importante procurar investimentos que tenham valor, mas é essencial acreditar que a empresa vai crescer. A dica do gestor é ficar de olho em ações que não estejam tão bem colocadas em rankings, mas que tenham boas chances de crescimento e lucro.

Não é sempre que o investidor vai encontrar uma oportunidade dessas no mercado, mas é sempre bom ficar atento para não deixar passar esse tipo de situação.

3 - Fique de olho nos gráficos - mas não se torne escravo deles

É interessante se manter atualizado nos gráficos, mas os investidores não devem sempre se pautar por eles, na opinião do gestor. \"Algumas pessoas têm formas sofisticadas de seguir os gráficos. Elas descobrem certos padrões que até podem ser um indicativo para o futuro, mas é preciso cuidado ao achar que alguns padrões são mais confiáveis do que outros\", afirma.

Para ele, o principal é sempre traçar uma linha de suporte e uma de resistência horizontal no gráfico, que marque o preço em que a ação costuma chegar, sem ultrapassar - tanto quando está subindo quando quanto está em queda. Se esta resistência for quebrada, pode significar um novo patamar de preço da ação e lucros maiores. Já se romper algum suporte, é preciso cuidado - o preço da ação pode cair de forma mais acentuada.

4 - Prefira gestões que nem sempre são brilhantes

Empresas que estão sempre em busca da perfeição em sua gestão também têm chances de fracassar, alerta James Bartholomew.

Na opinião dele, a gestão deve ser algo flexível e que nem sempre prioriza o brilhantismo. Com esta política, ele afirma que pode até perder algumas chances de ganhos, mas também consegue evitar perdas acentuadas.  \"Assim como perdi a ascensão da Apple no mercado acionário, também não participei da enorme queda que a Nokia e a Research in Motion sofreram com seus BlackBerrys\", aponta.

Fonte: Infomoney – 07/08/2012