Montar
um consultório médico é um passo importante para os profissionais que desejam
redirecionar suas carreiras, tornando-se profissionais liberais.
De
repente, você médico ou recém formado, se vê em um sonho de abrir o próprio
consultório, independentemente de trabalhar em outras clínicas ou hospitais. No
entanto, este sonho pode se transformar em pesadelo se você não tiver
conhecimento sobre gestão de clínicas e gestão de consultório médico.
O
conhecimento permite ao profissional liberal lidar com as dificuldades e
desafios da rotina de trabalho, especialmente com relação ao planejamento,
organização, atendimento administrativo, e gestão financeira do seu negócio. Os
resultados de um bom gerenciamento são mais produtivos, qualidade nos serviços,
um aumento na fidelização de pacientes e consequentemente, dos lucros.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão para clínicas e consultórios médicos que podem ser úteis tanto para quem está começando quanto para aqueles que já estão no ramo. Confira!
Estabeleça quais serão suas
metas
Assim
como qualquer outro tipo de negócio, uma clínica ou consultório médico precisa
estabelecer suas metas periódicas. Mesmo que se adote um excelente sistema de gestão,
estes dados não terão nenhum sentido se não estiverem alinhados com um bom
plano de negócio.
Uma
administração eficaz está atrelada ao estabelecimento de objetivos e metas, com
a estipulação de tarefas que permitem alcançar todos os resultados desejados.
Recomenda-se que o consultório monte seu planejamento anual, estabelecendo
assim, metas mensais que devem ser compartilhadas com toda a equipe.
Reuniões
mensais de alinhamento também são importantes, já que elas permitem o
compartilhamento do andamento das metas e podem ser aplicadas com o objetivo de
motivar os colaboradores a trabalharem juntos para atingir as suas metas.
O
administrador da clínica médica, portanto, deve ter em mente a relevância das
metas para crescimento do consultório – sempre levando em consideração a
integração e motivação dos profissionais que atual no negócio, focando assim em
um atendimento de qualidade, já que os pacientes são os principais responsáveis
pela conquista de bons resultados.
Faça a divulgação do consultório,
invista em campanhas de marketing
Ao
falar em gestão de qualquer tipo de negócio, a divulgação é um dos principais
aspectos. É ela que vai trazer novos pacientes e conquistar de uma vez por
todas aqueles que já são. É de extrema importância que os médicos invistam em
campanhas de marketing – especialmente usando a internet, que tem um grande
potencial de comunicação.
De
fato, não se pode esquecer de observar o que o código de ética diz a respeito
disso, não se pode, em hipótese alguma, causar qualquer constrangimento para o
paciente ou mesmo lançar mão do sensacionalismo para chamar a atenção.
Portanto, sempre tenha cuidado antes de fazer qualquer campanha para
divulgação.
Invista no atendimento
telefônico
O
atendimento por telefone em uma clínica é muito importante, pois permite que o
paciente se informe acerca de todos os serviços oferecidos, horários de
funcionamento, se o convênio médico que ele tem aceita a cobertura dos
procedimentos, o valor de um atendimento particular e marcar as consultas. Como
é praticamente impossível para o médico realizar as consultas e ainda cuidar
dos atendimentos ao telefone, contratar uma secretária é fundamental.
Além
disso, abrir a possibilidade para contatos e agendamentos online, ou por
WhatsApp facilita o acesso do paciente ao consultório, sendo uma estratégia
interessante para diversificar o atendimento.
Utilize a internet ao seu favor
Torne
virtuais todas às operações que forem possíveis. Atualmente, existem muitos
aplicativos que facilitam a interação entre médico e paciente. É muito mais
prático e eficiente armazenar informações utilizando banco de dados online.
Inclusive após a pandemia do Coronavírus ficou muito comum a telemedicina.
Utilize um sistema próprio para
clínica e consultórios
Uma
clínica médica organizada é requisito essencial para oferecer aos pacientes um
atendimento de alta qualidade. O mercado da saúde se encontra muitíssimo
competitivo, razão essa pela qual aqueles que se destacam são os que conseguem
fazer mais e melhor em menos tempo.
Sendo
assim, além de criar fluxos de trabalho e padronizar suas tarefas, o uso
de softwares específicos para clínicas e consultórios
pode ser a melhor saída para o controle e organização da clínica. Conciliar um
sistema médico informatizado com a divisão de tarefas e rotinas entre equipe
vai trazer eficiência, e qualidade na gestão.
Faça um controle eficiente dos
prontuários
Utilize ferramentas que facilitam a administração dos prontuários tornando assim, tudo mais prático. Em apenas alguns cliques, você tem acesso a todo o histórico dos pacientes, medicamentos que já tomou, intolerâncias, tratamentos que não foram eficazes e todos ou outros dados necessários.
Ofereça o seu diferencial
O
que o seu consultório pode oferecer que os outros não oferecem? Talvez enviar
aos pacientes um material em linguagem simplificada sobre doenças ou
medicamentos? Este é apenas um exemplo para lhe mostrar que é importante buscar
de todas as formas se destacar, e criar o seu próprio diferencial!
Como
você pode ver, uma boa gestão exige conhecimento especializado, o uso de
ferramentas é essencial e a adoção de boas práticas de gestão. De fato, você
não precisa ser um administrador de empresar para gerenciar o seu consultório,
mas deve conhecer os princípios e cuidados básicos para alcançar grandes
resultados.
Saiba
mais, entre em contato conosco da PROFIT
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