Blog

Quer ter seu próprio negócio?

Autor: Profit Dam


A seguinte frase “Eu quero ter meu próprio negócio!”, vem cada dia mais sendo recorrente no cenário econômico nacional. Ora porque o trabalhador ficou desempregado, ora por estar cansado de ser empregado ou tem o sonho de empreender.

 

Porém, na maioria das vezes, as pessoas não tentam empreender já com know-how na área. Geralmente, elas observam o que vem se destacando no mercado e pensam em entrar no ramo.

 

Mas aí eu te pergunto:

– Qual sua aptidão para empreender em algo que não é de sua experiência?

 

 

Mudar de atividade é claro que traz uma energia nova e uma motivação a mais, um “gás” diferente que os motiva.

 

Do mesmo modo, o novo também gera um certo medo, uma insegurança, mas temos que ter os pés muito no chão.

 

Independente do motivo que nos leva a criar um negócio e ser dono do nosso próprio nariz, tenha em mente que o dinheiro não aceita “desaforo”. Ter o sonho de uma vida não dando certo pode causar traumas e prejuízos enormes que podem prejudicar a continuidade da vida profissional.

 

Então pessoal, ESTUDE muito antes de tudo. Conhecer o universo em que vai investir irá te trazer muito mais segurança. Abaixo citarei alguns pontos que entendo ser um ponto de partida para se iniciar qualquer empreendimento, não é uma verdade absoluta, mas pode ser uma direção para ajudar. Vamos lá!

 

 

 

Pontos de atenção

 

Primeiramente converse com pessoas que já se encontram a um tempo nessa vida empreendedora e colha o maior número de informações que puder. Se conseguir acompanhar sua rotina por um tempo, ótimo, e se essa pessoa for do ramo de atividade que quer entrar, melhor ainda. Essas experiências irão te dar uma boa base antes de iniciar qualquer negócio.

 

Tenha em mente que você antes de qualquer coisa tem que balancear os prós e contras de qualquer decisão que vá tomar.

 

Procure exemplos que possam ser seguidos. As redes sociais estão aí para te ajudar. Pode ter muita gente ruim, mas boa também.

 

Entenda que todo retorno financeiro é demorado, se basear em alguém que está “bombando” não pode ser uma regra, mas sim uma exceção que pode acontecer, mas é de menor probabilidade. São muitos fatores que podem levar um vendedor de cachorro quente que trabalha na porta de escola do seu bairro, virar o maior empresário do fast-food.

 

Invista seu dinheiro em um modelo de negócio que você já domine, ou, tenha um sócio que conheça e já esteja habituado a ele. Não que você deva seguir isso como regra, mas saiba que iniciar um projeto em algo fora do seu conhecimento vai demandar muito mais estudo, empenho e atenção.

 

E não menos importante: Seja dedicado, esforçado, disciplinado e resiliente. Nada do que escrevi acima fará sentido se você não suar a camisa.

 

Por fim, FAÇA um Plano de Negócios. Nele você será obrigado a estudar o mercado e ter uma visão mais realista e objetiva para seu empreendimento.

 

Através dele você terá conhecimento de todos os custos e investimentos que terá, da concorrência e o tempo que levará para começar a ter um retorno. Isso servirá de parâmetro para sua tomada de decisões antes do seu funcionamento e após a abertura da empresa.

 

Se você gostou desse artigo e vai empreender, entre em contato, manifestando a intenção de iniciar um novo negócio, que em breve entraremos em contato.