Blog

Qual a importância da contabilidade para sua empresa

 

Há algum tempo na Profit Contabilidade estamos nos deparamos com muitos empresários que não contam com a assessoria de um escritório contábil para sua empresa.
Essa situação é perceptível e quando recebemos contatos são de pessoas querendo contratar serviços específicos, onde normalmente já fazem parte da cobertura básica nos honorários contábeis, onde o intuito é de deixar seu negócio em dia com o Fisco.
Na maioria das vezes essas solicitações são para atender fiscalizações, participar de concorrência, ou apresentar documentos em bancos para solicitar linhas de crédito, entre vários motivos
Para desmistificar esse assunto e deixá-los orientados de forma adequada, explicando através deste artigo o que é a contabilidade, quais os serviços executados e quais variáveis compõe o serviço contábil.

O que é a contabilidade?

Se você “der um Google” encontrará a seguinte definição de acordo com os dicionários: “ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa”.
E o que significa isso?
Que a contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla, demonstra e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
 Essas informações são os registros dos negócios realizados por uma pessoa jurídica ou física, após minuciosa verificação sistemática dos resultados obtidos.
Ela tem por objetivo o dever de identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que afetem a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa.

Funções do contador

Agora que já sabemos o que é a contabilidade, vamos entender sobre as funções do contador e a importância de um escritório contábil para sua empresa.
A atividade do contador não é mais como antigamente, onde basicamente a sua função era calcular impostos, preencher livro caixa, balanços etc.
 Hoje a assessoria contábil se tornou uma ferramenta indispensável para tomada de decisões dentro de uma empresa.
No seu dia a dia, o escritório contábil é responsável por:

  • supervisionar e acompanhar todos os trabalhos relativos à Contabilidade;
  • apresentar mensalmente relatórios (balancetes mensais) com a devida apuração dos resultados;
  • efetuar a escrituração dos livros fiscais aplicáveis às atividades da empresa;
  • apuração de todos os impostos devidos e encaminhar ao cliente;
  • atendimento de todas as obrigações principais e acessórias aplicáveis e exigíveis às atividades das empresas (Ex: SPED, ECD, ECF, DIRF, etc.);
  • executar e supervisionar todos os trabalhos relativos ao departamento pessoal;
  • elaborar e acompanhar processos de registro de abertura e encerramentos de empresas, alterações contratuais, assim como todos os processos da parte legal da empresa;
  • participar de reuniões administrativas e societárias sempre que solicitado;
  • prestar consultoria nas áreas contábil, fiscal e tributária sempre que consultado;
  • auxiliar na montagem e confecção de relatórios gerenciais, orçamentos e demais documentos necessários à administração das sociedades;
  • revisar e implantar procedimentos fiscais e de contabilidade;

Observem como são muitas atividades importantes e obrigatórias que um escritório de contabilidade executa para deixar sua empresa em dia. O simples fato de não entregar uma das obrigações acessórias já é de início motivo de multa, além outros problemas que você pode ter com seu CNPJ.


A importância do escritório de contabilidade

A consultoria que o contador oferece com relação a parte societária, tributária, empresarial de modo geral é de suma importância para gestão de qualquer negócio.
Os relatórios contábeis não são apenas uma forma de demonstração do que aconteceu com sua parte financeira e patrimonial no passado, eles são imprescindíveis para traçar um planejamento financeiro futuro. Afinal, planejar o futuro sem uma base histórica de dados é achismo, e isso torna muito mais difícil ser assertivo nas decisões.
 A análise de relatórios contábeis bem interpretados por um contador, pode apresentar problemas que normalmente não estão sendo vistos, como na formação de preço por exemplo, despesas com folha de pagamento, excesso de horas extras etc.

Rotinas de uma empresa de contabilidade

Uma empresa de contabilidade possui uma estrutura específica, pois envolve muitas informações e documentos referentes as movimentações financeiras e patrimoniais da empresa que devem seguir esse processo de forma rigorosa.


Escrita Fiscal

A Escrita Fiscal é responsável por registrar todas as notas fiscais de entrada e saída (que você emite e emitem contra seu CNPJ).
Após esse processo de registro das notas fiscais que chamamos de escrituração (todo sistêmico) é gerado os livros fiscais conforme solicitado pela legislação vigente e feito a validação das retenções de impostos, tributos e contribuições que incidem sobre as notas, assim como a emissão das guias para o cliente.
Esse departamento também é responsável por entregar mensal e anual de todas obrigações acessórias.


Departamento Pessoal

O escritório de contabilidade também tem a função de cuidar de quase toda parte de departamento pessoal dos clientes (com base nas informações prestadas pela empresa), como: admissão e demissão de funcionários, emissão de contra cheques mensais, calcular os impostos que incidem sobre a folha de pagamento, fazer o pró-labore dos sócios, orientar os empresários e administradores sobre toda parte legal e sindical que regulamentam a categoria, entre muitas outras tarefas.

A área de departamento pessoal como o departamento fiscal são muito complexos, pois ela trata com empresas de diversos setores da economia, e cada uma tem suas particularidades, regulamentações e sindicatos, com isso esses profissionais têm que estar em constante atualização sobre as questões trabalhistas.


Departamento Contábil


No departamento contábil é onde tudo relacionado a contabilidade que foi executado pela escrita fiscal e pelo departamento pessoal irão se unir com a movimentação financeira e todo histórico patrimonial da empresa para que enfim seja apresentado os relatórios contábeis (balanços, balancetes, livro caixa etc.).
Além de ser o responsável por apresentar ao gestor da empresa as diferentes tributações, como Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
E como no departamento fiscal, o contábil também tem que entregar uma obrigação acessória para alguns tipos de empresa, essa obrigação é chamada de Escrituração Contábil Digital (ECD).
Uma observação importante, é que o contador junto com o proprietário da empresa é o responsável civil e criminal pelas informações, declarações e contabilidade. Tanto que os documentos que ele emite constam seu nome e o registro no CRC, órgão de classe que regulamenta a categoria.


Conclusão


Neste artigo é possível ter uma breve noção do que é a prestação de serviços contábeis e das atividades que uma empresa de contabilidade executa, que vai além de tratar as informações financeiras e patrimoniais do seu negócio, mas também oferecer o suporte necessário para criar condições ao empresário administrar de forma mais eficiente seu negócio.
Hoje o serviço de contabilidade conta com diversos modelos: da contabilidade tradicional a contabilidade online e da contabilidade consultiva a contabilidade digital. Mas como as atividades essenciais são as mesmas só muda a forma de execução do serviço e a forma de atendimento do cliente.
Conheça melhor a Profit Contabilidade, preencha o formulário de contato e aguarde o contato dos nossos consultores.