No Brasil, já é possível formalizar a abertura de uma empresa em um dia. O \"milagre\", que só é igualado ao recorde mundial alcançado pela Nova Zelândia, já acontece em 232 municípios brasileiros. Em contrapartida, um dos piores lugares do mundo para se abrir negócios é a capital paulista, a maior do País e o 36º centro urbano mais rico do planeta, onde esse prazo pode chegar a 119 dias - 14 dias a mais do tempo registrado no paupérrimo Haiti.
O levantamento dos melhores municípios quanto à abertura de empresas, obtido pelo DCI, foi concluído na semana passada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em comum, as prefeituras protagonistas desse avanço integram o grupo de 1.297 municípios que implementou a Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, cujas regras favorecem os empreendedores de pequenos negócios, responsáveis por 99% das firmas constituídas no País.
\"Nesses municípios já é possível abrir uma empresa em apenas um dia, levando-se em consideração as obrigações próprias da administração local\", assinala o gerente André Spínola, da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, área responsável pelo levantamento. Em geral, de acordo com o levantamento do Sebrae, nos municípios que já efetivaram a Lei Geral, a média de tempo necessário para abrir uma empresa é de somente 4,6 dias, comparável aos dez melhores países do mundo em \"Facilidade para Fazer Negócios\" listados pela pesquisa Doing Business.
Fonte: DCI