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Comércio vê crescimento tímido no Dia dos Pais

O movimento de compras para o Dia
dos Pais deve gerar um crescimento modesto nas receitas do comércio, que vê a
procura contida pelo aumento do dólar, a inflação e o maior endividamento das
famílias.
A Associação Brasileira de Lojistas
de Shopping (Alshop) prevê um aumento de 3% nas
vendas dos centros comerciais em comparação com a mesma data em 2012. A
Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL),
por sua vez, espera um aumento de 4% nas vendas a prazo na semana anterior ao
Dia dos Pais, também em relação a igual período do ano
passado.

Em 2012, a compra de presentes havia
superado as expectativas. Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), as
vendas aumentaram 6,7%, mais que o dobro do esperado (3%). As expectativas dos
comerciantes paranaenses para as vendas deste ano ainda não foram divulgadas –
os números devem sair nos próximos dias.

Segundo o economista Carlos Magno
Bittencourt, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), o aumento do dólar
pode prejudicar quem procura perfumes, eletrônicos, bebidas ou outros produtos
importados. Além disso, avalia, o cenário não favorece um consumo alto.

“O Natal e o Dia das Mães são datas
melhores para vendas no comércio, são mais empolgantes que o Dia dos Pais, que
acaba tendo um apelo afetivo menor. Espera-se sempre um aquecimento em relação
ao ano anterior, mas neste ano o ambiente é diferente, as famílias estão mais
endividadas e temos uma inflação grande. Não é um momento muito favorável para
o consumo”, diz Bittencourt.

Iscas

Para atrair mais clientes, o gerente
da loja de roupas Schooner do Shopping Curitiba, Gil
Silva, manteve os mesmos preços da liquidação do shopping na semana passada. “O
que mais sai nessa data são malhas de fio, jaquetas e camisetas polo”, disse Gil.

Elisiane
Fernandes Ribeiro e o filho, Carlos Eduardo, de Guarapuava, aproveitaram o
passeio em Curitiba para ver um presente para o pai do menino, Gelson. O filho
pensava em comprar um perfume. “Os perfumes estavam mais caros, mas tinham
algumas roupas com preços bons”, disse Elisiane.

Alguns shoppings promovem ações para
atrair consumidores. O Shopping Mueller vai sortear uma moticicleta
Triumph Tocket III entre os
que comprarem ao menos R$ 400, e presenteia clientes com camisetas promocionais
a cada R$ 800 em compras.

O ParkShopping Barigüi vai
sortear dez frigobares com garrafas de cerveja – R$ 200 em compras valem um
cupom –, enquanto o Shopping Curitiba, por meio de um concurso cultural,
promove o sorteio de uma cesta de cervejas da loja Mr. Beer.

Restaurantes recorrem a brindes e
sorteios para atrair as famílias

A comemoração do Dia dos Pais também
aumenta o movimento para restaurantes. O estudante Fernando Pereira pretende
sair com o pai para almoçar no dia 11. “Acho mais legal que dar um presente,
podemos ir juntos e conversar mais, sem se preocupar em precisar fazer alguma
coisa em casa ou comprar antes. Só preciso correr e reservar o lugar”, diz.

Para se preparar para a data, alguns
estabelecimentos promovem ações para atrair mais clientes. Um dos exemplos é o Outback, que no dia 11 de agosto presenteará pais com um
adaptador USB para carregar aparelhos eletrônicos no carro.

A rede Mabu
optou por criar cardápios especiais para a data, e ainda oferecer um kit da
cerveja Paulaner para o pai da mesa (a cada quatro
clientes pagantes). O menu será servido nos hotéis Mabu
Curitiba Convention e Mabu
Capivari Ecoresort.

A rede de restaurantes Madero optou pelo sorteio entre os clientes de uma viagem
de pai e filho para a Argentina. Junior Durski, chef e dono dos restaurantes, diz que esse tipo de ação não
é feito só para atrair clientes. “Não é só o resultado de mais movimento em um
dia em si, mas é para fidelizar o cliente, para
agradar e deixá-lo mais feliz”, explica.

Fonte: gazetadopovo.com.br – 31/07/2013