Notícias

Não caia no Golpe da Decore


Estelionatários estão aplicando Golpe da DECORE em pessoas com empresas e Microempreendedores Individuais que não possem assessoria contábil.

O golpe consiste no envio de mensagens por WhatsApp e SMS, onde é criado números de telefone falsos de bancos e escritórios de contabilidade.

O estelionatário faz o primeiro contato com a vítima oferecendo empréstimo para o CNPJ da pessoa.

Quando a pessoa que recebeu a mensagem aceita, é informado que precisará de uma DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, um documento que só o contador habilitado pode emitir através do portal do Conselho Regional de Contabilidade.

Como o empresário/microempreendedor não tem contador, eles indicam um escritório de contabilidade que dizem ser seus parceiros.

Novamente eles utilizam um número de telefone com todos os dados de um escritório de contabilidade verdadeiro e idôneo. Copiam imagens e textos para gerar maior confiabilidade da vítima se ela for pesquisar (como fizeram conosco).

Eles oferecem a DECORE por valores em torno de R$ 900,00 e após a vítima pagar eles bloqueiam a mesma, ou emitem um documento falso.

Caso você receba esse contato com logomarca, textos e identidade visual da Profit, bloqueie e denuncie.

Até agora, identificamos o número 11 3280-3352 e 12 3199-3997. A pessoa que faz o atendimento como se fosse de nossa equipe, se identifica como Hellen.

Abaixo seguem informações mais detalhadas.

O que é Golpe da Decore?

Pelo que pesquisamos, o Golpe da Decore está ocorrendo desde 2021 e o público-alvo dos estelionatários são os Microempreendedores Individuais.

Pode ser que eles ataquem outros tipos de público, mas pelos contatos que recebemos e as informações que pesquisamos, esse é o principal alvo.

Esse golpe onde a Profit e diversos escritórios de contabilidade e bancos estão sendo vítimas, funciona da seguinte forma:

O Microempreendedor Individual recebe em seu celular uma mensagem de WhatsApp ou SMS se identificando como gerente de uma suposta instituição bancária.

Nos casos que tivemos acesso usam a imagem do Banco Safra, mas pesquisamos na internet e vimos que usam bastante o Banco Pan, e diversos outros bancos.

Nessas mensagens eles oferecem empréstimos bancários para o CNPJ da pessoa.

Algumas vezes eles falam em capital de giro, outras usam a abordagem de “Saia do vermelho”.

Um estelionatário, geralmente mulher, começa a conversar e convencer a contratar o crédito. Quando a vítima resolve contratar essa linha de crédito, os estelionatários solicitam uma DECORE.

Como o MEI geralmente não tem contador que presta serviço para ele, o suposto gerente indica um escritório de contabilidade dizendo ser parceiro do seu banco, onde a vítima poderia comprar a DECORE.

O MEI induzido pela conversa, acessa o link que foi enviado e começa a conversar com o estelionatário novamente, só que achando que está falando com um funcionário do escritório de contabilidade indicado.

Nessa hora o estelionatário colhe dados do empreendedor e passa um valor para vítima e dados de PIX para que seja feito o pagamento dessa DECORE.

Normalmente a vítima até acessa o perfil de WhatsApp, vendo as informações do escritório.

Tem pessoas que chegam a entrar no site e vê que existe a contabilidade, mas não entram em contato pelos telefones oficiais que estão divulgados lá.

Os golpistas copiam logomarca, identidade visual, textos que estão no site, tudo para se passar pelo escritório.

Quando a vítimas faz o pagamento pode acontecer duas situações pelo que estamos apurando:
1 – os estelionatários recebem o dinheiro e bloqueiam a vítima;
2 – após o pagamento eles emitem uma DECORE falsa.

As pessoas que nos contataram e caíram no golpe, foram bloqueadas em seguida. Mas em nossas pesquisas foi identificado que os golpistas chegam a emitir uma DECORE falsa, pois eles conseguem até dados do contador.

Nos casos da vítima que recebe essa declaração falsa, ela só vai se dar conta quando procura o banco e descobre que não existe essa linha de crédito e que o gerente não é funcionário.

O contador também pode ter o conhecimento que sua empresa e seu nome estão sendo usados por golpistas, quando o Conselho Regional o procura, nos casos de emissão de documento falso com dados do profissional.

Veja abaixo, como este golpe está sendo aplicado com mais detalhes.

E o que é a DECORE?

DECORE é a sigla da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

Essa declaração serve para comprovar a renda de uma pessoa física, sendo emitida apenas por contadores com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.

A emissão é feita através de um sistema do Conselho Federal de Contabilidade e com o e-CPF do contador.

Inclusive o valor da renda informada na DECORE, deve corresponder exatamente iguais aos valores recebidos pelo sócio ou titular da empresa.

Como se proteger do golpe da DECORE?

Na atualidade todos nós estamos sujeitos a cair em golpes, seja por Golpe da DECORE, ou pelo bilhete premiado, da troca de cartão bancário pelo motoboy, enfim, tantos outros.

Então é muito importante que caso você receba mensagens, ligações ou e-mails, não repasse nenhuma informação, não clique em nenhum link e não responda nada.

Questione sempre como conseguiram seu contato e porque estão te procurando se não solicitou nada a empresa deles.

Você também pode denunciar o contato no aplicativo Whatsapp se for o caso.

Procurar informações do escritório de contabilidade na internet, como no Google é uma excelente alternativa, inclusive para conseguir telefones oficiais da empresa.

DECORE conforme explicado acima, só pode ser emitido por contadores habilitados e mediante a comprovação da renda informada.

NÃO EXISTE COMÉRCIO DESSA DECLARAÇÃO!

O profissional que burlar, adulterar, omitir informações ou falsificar este documento, correrá o risco de sofrer severas punições.

Pesquise sobre o profissional contábil nas redes sociais. Veja se existe reclamações no Google, Reclame Aqui, e se o registro no Conselho Regional de Contabilidade está ativo.

A DECORE também pode ser consultada através do link https://sistemas.cfc.org.br/decore/consultaexterna caso você receba uma.
E por último, desconfie das facilidades, como diz um famoso ditado: “Esmola demais o santo desconfia”.

E se eu cair no golpe, o que fazer?

Se você for vítima do golpe a primeira coisa a se fazer é o Boletim de Ocorrências, como nós fizemos quando descobrimos que estávamos sendo usados por golpistas.

Coloque no Boletim de Ocorrência o maior número de informações que tiver, como: números de telefone, contas bancárias, Pix utilizado, instituição financeira que recebeu os recursos, informações pessoais e da empresa que forneceu etc.

O Conselho Federal de Contabilidade também emitiu um comunicando prestando informações a quem for vítima desse golpe, você pode consultar no site oficial do conselho.

Considerações finais sobre o Golpe do Decore?

Nós da Profit, estamos muito preocupados com os fatos ocorridos.

Sentimos muito que pessoas de boa-fé estejam sendo induzidas ao erro por estelionatários que deveriam estar presos.

A Profit é vítima desses golpista e não sabemos até onde nossa imagem sólida, construída com muito suor, determinação, ética e boas práticas, pode ser prejudicada por essa situação.

Desenvolvemos este texto para ajudar a fomentar a informação e aí sim começar a impedir que esse golpe seja aplicado a mais pessoas.

Informamos que já fizemos tudo que está ao nosso alcance, B.O, relatamos ao Conselho Regional, colocamos um banner antes de entrar em nosso site, fizemos post em nossas redes socais e divulgamos em stories diários no Facebook e Instagram.

Mas infelizmente essas pessoas continuam com suas ações prejudicando bancos, meios de pagamento, escritórios de contabilidade e empreendedores.

Pesquise sobre o assunto e verá que diversos contadores e empresas contábeis estão na mesma situação que nós.

Apesar de nos sentirmos sozinhos e sem amparo por parte das autoridades, contamos com a ajuda de você leitor para divulgar esse material e disseminar a informação.

Só assim conseguiremos fazer que esse golpe chegue ao conhecimento da população de modo geral, diminuindo as oportunidades desses estelionatários.