Neste texto, falaremos sobre o recurso que toda empresa precisa para se manter equilibrada, chamado Capital de Giro.
Além de entender o que é o Capital de Giro, a diferença para o Capital de Giro Líquido, você saberá como calculá-lo, a sua importância e como gerenciar, independentemente do segmento.
Inclusive essas informações você pode utilizar no Plano de Negócios, de uma futura empresa, deixando seu planejamento muito mais completo e seguro.
Acompanhe!
O Que é o Capital de Giro?
Manter uma empresa saudável requer atenção redobrada do empreendedor.
Controlar todos os custos, despesas, receitas e prazos, é primordial para que você possa gerir as finanças com tranquilidade, mantendo um crescimento constante.
Para isso, toda empresa precisa contar com um recurso chamado Capital de Giro.
Ele representa o valor total dos recursos financeiros demandados pela empresa para financiar seu ciclo operacional.
É muito comum falar dele quando se inicia um novo negócio, pois o empreendedor precisará de recursos financeiros para gerir a empresa até começar a ter lucro.
Porém, o conhecimento do capital de giro para empresa já em atividade, também se faz necessário.
O empresário que tem o total controle do capital de giro da sua empresa, saberá o quanto de ativo de alta liquidez possui disponível, ou seja, os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro de forma rápida, podendo assim quitar suas obrigações de curto prazo como: fornecedores, impostos, salários etc.
Diferença entre Capital de Giro e Capital de Giro Líquido
Para falarmos da diferença entre o Capital de Giro e o Capital de Giro Líquido, vamos conhecer o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Ativo Circulante
O Ativo Circulante (AC) são os bens ou o capital que pode ser convertido em dinheiro rapidamente pela empresa no curto prazo (um ano), exemplo: dinheiro e caixa, saldo na conta bancária, aplicações financeiras, duplicatas, contas a receber etc.
Passivo Circulante
Já o Passivo Circulante podemos dizer que é toda obrigação que a empresa possui e deve quitar no curto prazo (um ano), como por exemplo: contas a pagar, boletos e fornecedores, folha de pagamento, impostos, empréstimos etc.
Bem, agora que explicamos o que são os ativos circulantes e os passivos circulantes, e você já sabe que o capital de giro são os recursos necessários para financiar suas atividades operacionais, você deve estar se perguntando:
- O que é esse Capital de Giro Líquido então?
O Capital de Giro Líquido é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante e abrange toda movimentação financeira da empresa. E o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que, o capital de giro líquido considera todas as entradas e saídas, e não somente as que se relacionam com as operações.
Como calcular o Capital de Giro
Saber o valor de capital de giro que sua empresa precisa para se manter saudável, é fundamental para todo empreendedor.
Fato é que, com o tempo de vida da empresa, os valores tendem a sofrer alteração, principalmente com oscilações nos prazos de recebimento.
Por isso, é importante que os gestores do negócio mantenham um controle das finanças da empresa atualizado, e estejam atentos a variações consideráveis no fluxo de caixa.
Para se chegar ao valor de capital de giro, pode-se utilizar a fórmula abaixo:
Capital de Giro Líquido= Ativo Circulante (AC) – Passivo Circulante (PC)
Importância do Capital de Giro
Muitos empresários, só dão conta da importância de possuírem capital de giro para arcar com os custos da empresa por um período de curto a médio prazo, quando as dificuldades aparecem.
Nessa pandemia foi muito comum, empreendedores entrarem em desespero com o lockdown.
Muitos de nós conhecemos empresários que estavam em pânico ao ver seu faturamento despencar, seu negócio fechar, e com poucos recursos financeiros para custear as despesas.
Agora, as empresas que já gerenciavam o capital de giro tiveram menor impacto no seu fluxo de caixa, e consequentemente nos negócios como um todo.
Gerenciamento do Capital de Giro
Não menos importante quanto possuir capital de giro para manter a empresa em equilíbrio, é o gerenciamento dele.
Como falamos anteriormente, o capital de giro tende a variar ao longo do tempo.
Mas para evitar imprevistos algumas ações podem ser tomadas para ter um bom gerenciamento do capital de giro. Veja:
- Faça um planejamento;
- Negocie com fornecedores;
- Controle o Estoque;
- Tenha uma análise detalhada dos custos;
- Recorra a terceiros quando necessário (investidores, empréstimos).
Considerações Finais
Independentemente de segmento e porte da empresa, o capital de giro é necessário para que qualquer negócio cresça.
Nessa pandemia, ficou claro que a falta desse recurso, dificultou a sobrevivência de muitas empresas. E tantas outras que estão ativas, se viram obrigadas a recorrer a bancos para que continuassem operando.
O trabalho do escritório de contabilidade, também se faz necessário para que uma empresa se mantenha saudável.
Um contador através das análises contábeis pode identificar a defasagem de capital de giro em uma empresa e, ajudar os administradores da empresa a tomarem ações internas para que chegue a um equilíbrio, antes de buscar soluções externas.
Por fim, esperamos que este texto traga alguma informação relevante e possa ajudá-lo a performar melhor no seu negócio.
Precisando de assessoria contábil para sua empresa, com o suporte de contadores experientes e qualificados, fale conosco através do chat, ou envie uma mensagem pelo formulário que responderemos o mais rápido possível.