Artigo

Dicas para abrir uma clínica ou consultório médico

Autor: Profit Dam


Montar um consultório médico é um passo importante para os profissionais que desejam redirecionar suas carreiras, tornando-se profissionais liberais.

 

De repente, você médico ou recém formado, se vê em um sonho de abrir o próprio consultório, independentemente de trabalhar em outras clínicas ou hospitais. No entanto, este sonho pode se transformar em pesadelo se você não tiver conhecimento sobre gestão de clínicas e gestão de consultório médico.

 

O conhecimento permite ao profissional liberal lidar com as dificuldades e desafios da rotina de trabalho, especialmente com relação ao planejamento, organização, atendimento administrativo, e gestão financeira do seu negócio. Os resultados de um bom gerenciamento são mais produtivos, qualidade nos serviços, um aumento na fidelização de pacientes e consequentemente, dos lucros.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão para clínicas e consultórios médicos que podem ser úteis tanto para quem está começando quanto para aqueles que já estão no ramo. Confira! 

 

Estabeleça quais serão suas metas

 

Assim como qualquer outro tipo de negócio, uma clínica ou consultório médico precisa estabelecer suas metas periódicas. Mesmo que se adote um excelente sistema de gestão, estes dados não terão nenhum sentido se não estiverem alinhados com um bom plano de negócio.

Uma administração eficaz está atrelada ao estabelecimento de objetivos e metas, com a estipulação de tarefas que permitem alcançar todos os resultados desejados. Recomenda-se que o consultório monte seu planejamento anual, estabelecendo assim, metas mensais que devem ser compartilhadas com toda a equipe.

 

Reuniões mensais de alinhamento também são importantes, já que elas permitem o compartilhamento do andamento das metas e podem ser aplicadas com o objetivo de motivar os colaboradores a trabalharem juntos para atingir as suas metas.

 

O administrador da clínica médica, portanto, deve ter em mente a relevância das metas para crescimento do consultório – sempre levando em consideração a integração e motivação dos profissionais que atual no negócio, focando assim em um atendimento de qualidade, já que os pacientes são os principais responsáveis pela conquista de bons resultados.

 

 

Faça a divulgação do consultório, invista em campanhas de marketing

 

Ao falar em gestão de qualquer tipo de negócio, a divulgação é um dos principais aspectos. É ela que vai trazer novos pacientes e conquistar de uma vez por todas aqueles que já são. É de extrema importância que os médicos invistam em campanhas de marketing – especialmente usando a internet, que tem um grande potencial de comunicação.

 

De fato, não se pode esquecer de observar o que o código de ética diz a respeito disso, não se pode, em hipótese alguma, causar qualquer constrangimento para o paciente ou mesmo lançar mão do sensacionalismo para chamar a atenção. Portanto, sempre tenha cuidado antes de fazer qualquer campanha para divulgação.

 

 

Invista no atendimento telefônico

 

O atendimento por telefone em uma clínica é muito importante, pois permite que o paciente se informe acerca de todos os serviços oferecidos, horários de funcionamento, se o convênio médico que ele tem aceita a cobertura dos procedimentos, o valor de um atendimento particular e marcar as consultas. Como é praticamente impossível para o médico realizar as consultas e ainda cuidar dos atendimentos ao telefone, contratar uma secretária é fundamental.

Além disso, abrir a possibilidade para contatos e agendamentos online, ou por WhatsApp facilita o acesso do paciente ao consultório, sendo uma estratégia interessante para diversificar o atendimento.

 

 

Utilize a internet ao seu favor

 

Torne virtuais todas às operações que forem possíveis. Atualmente, existem muitos aplicativos que facilitam a interação entre médico e paciente. É muito mais prático e eficiente armazenar informações utilizando banco de dados online. Inclusive após a pandemia do Coronavírus ficou muito comum a telemedicina.

 

 

Utilize um sistema próprio para clínica e consultórios

 

Uma clínica médica organizada é requisito essencial para oferecer aos pacientes um atendimento de alta qualidade. O mercado da saúde se encontra muitíssimo competitivo, razão essa pela qual aqueles que se destacam são os que conseguem fazer mais e melhor em menos tempo.

 

Sendo assim, além de criar fluxos de trabalho e padronizar suas tarefas, o uso de softwares específicos para clínicas e consultórios pode ser a melhor saída para o controle e organização da clínica. Conciliar um sistema médico informatizado com a divisão de tarefas e rotinas entre equipe vai trazer eficiência, e qualidade na gestão.

 

 

Faça um controle eficiente dos prontuários

 

Utilize ferramentas que facilitam a administração dos prontuários tornando assim, tudo mais prático. Em apenas alguns cliques, você tem acesso a todo o histórico dos pacientes, medicamentos que já tomou, intolerâncias, tratamentos que não foram eficazes e todos ou outros dados necessários.

 

 

Ofereça o seu diferencial

 

O que o seu consultório pode oferecer que os outros não oferecem? Talvez enviar aos pacientes um material em linguagem simplificada sobre doenças ou medicamentos? Este é apenas um exemplo para lhe mostrar que é importante buscar de todas as formas se destacar, e criar o seu próprio diferencial!

 

Como você pode ver, uma boa gestão exige conhecimento especializado, o uso de ferramentas é essencial e a adoção de boas práticas de gestão. De fato, você não precisa ser um administrador de empresar para gerenciar o seu consultório, mas deve conhecer os princípios e cuidados básicos para alcançar grandes resultados.

 

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