Artigo

Contabilidade na atualidade

Autor: Profit Dam


Neste artigo será abordado o cenário da contabilidade na atualidade. Novas metodologias de prestação de serviços contábeis surgiram no mercado, como: a Contabilidade Tradicional, Contabilidade Online, Contabilidade Consultiva ou Contabilidade Digital.

Dessa forma será possível que empresários e novos empreendedores consigam analisar os diferentes tipos de serviços e atendimento oferecidos por escritórios de contabilidade, e identificar quais são os que ele mais se identifica.

Boa leitura!

 

Escritórios de Contabilidade

A contabilidade na atualidade, se desenvolveu muito. A diminuição de processos manuais está deixando de existir, e a tecnologia vem trazendo mais eficiência para os contadores.

 Todavia, ainda existe alguns processos burocráticos relacionados a contabilidade e principalmente a parte legal das empresas que ainda existem, porém, também foram informatizados com o auxílio de modernos sistemas e da internet, o que diminuiu a necessidade da presença física em órgãos públicos e o tempo de atendimento.

Além disso os sistemas contábeis, ano a ano vem sendo otimizados, buscando ao máximo a automatização dos processos, sempre trabalhando em conjunto com ERP’s, sistemas de gestão financeira e até com órgãos públicos.

Dessa forma o cenário contábil se modificou e hoje além das empresas de contabilidade tradicionais, existem a contabilidade online, a contabilidade digital e a contabilidade consultiva.

 

Contabilidade Online

A contabilidade online nada mais é que um novo conceito de atendimento virtual ao cliente, onde os serviços executados são os mesmos que o da contabilidade tradicional, porém, sem atendimento presencial.

 Ou seja, são utilizadas ferramentas tecnológicas como chats, WhatsApp, Messenger, aplicativos de vídeo chamada, e-mail e telefones como forma de comunicação com seu cliente.

Por outro lado, você deve não entender o motivo dos honorários contábeis das empresas de contabilidade online serem tão abaixo com relação ao escritório contábil tradicional.

Isso se deve a dois fatores: primeiro pela metodologia de atendimento ser online e não presencial, e segundo e mais relevante são os serviços oferecidos.

Geralmente na contabilidade online os serviços prestados são os essenciais para que as empresas fiquem em dia com o governo, conforme legislação vigente e regulamentações do Conselho Federal de Contabilidade.

Com isso, alguns serviços como reuniões periódicas presenciais, consultorias, análise tributária, entre outros, não englobam o escopo do serviço básico da contabilidade online o que já é incluído no modelo da contabilidade tradicional.

Na contabilidade online o serviço é direcionado a micro e pequenas empresas, na sua grande maioria para prestadores de serviços, enquadrados no regime tributário do Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Porém, existem empresas de contabilidade online que atende os setores do comércio e indústria, mas o foco em micro e pequenas empresas não muda.

As empresas de contabilidade online também oferecem em seu serviço uma plataforma onde é possível fazer a gestão financeira da empresa, emitir notas fiscais, fazer todo o trânsito de documentos mantendo os arquivos salvos em nuvem, com a possibilidade de acesso sem limite de dia e horário.

 

Contabilidade Digital

A princípio contabilidade digital uma mistura da tecnologia da online com o atendimento da contabilidade tradicional.

Do mesmo modo que a contabilidade tradicional tem em seu escopo de serviços as reuniões presenciais, assessoria e consultoria, atendimento a fiscalização, emissão de certidões, entre outras, a contabilidade digital visa a informatização do máximo possível das tarefas, tanto para o contador, quanto para o cliente.

Em outras palavras, é um escritório de contabilidade tradicional com a utilização de muitos recursos tecnológicos para facilitar o atendimento ao cliente.

Por exemplo, antigamente era comum ter uma área ou funcionário que era responsável pelo recebimento e envio de documentos no escritório de contabilidade, mas hoje é pouco utilizado devido as facilidades que temos em trocar arquivos por e-mail, aplicativos ou até as próprias empresas de software de contabilidade disponibilizam ferramentas para isso.

 

Contabilidade Consultiva

A contabilidade consultiva é um modelo de serviço contábil em expansão. E isso se deve a contabilidade digital.

Atualmente um escritório de contabilidade que não utiliza a tecnologia a seu favor vai ficar para trás. Com isso, os contadores foram se desenvolvendo e se tornando mais consultores.

Com a diminuição de tempo na execução de processos operacionais na contabilidade, os profissionais podem investir mais tempo no atendimento ao cliente, o que melhora o relacionamento e faz com que o contador tenha uma visão mais clara da empresa que atende.

Nesse sentido o contador consegue prestar com mais frequência assessoria e consultoria empresarial e contábil ao seu cliente, fazendo auditorias entre outras atividades, o que gera muito mais valor ao seu cliente.

Na Profit Contabilidade, assessorias e consultorias empresariais e contábeis sempre foram uma realidade, tanto que sempre tivemos cases de sucesso com clientes. O contador consegue através de seus relatórios contábeis, traduzir para o empresário as informações que são relevantes, auxiliando na tomada de decisão e nas estratégias que podem ser adotadas pela organização.

 

Conclusão

Veja que esse profissional tem o conhecimento bem amplo e pode agregar muito valor para sua empresa e facilitando a vida do empreendedor nas tomadas de decisões.

Hoje em dia você pode escolher qual modelo de escritório contábil você mais se identifica e que será melhor para sua empresa. Afinal não existe modelo de escritório de contabilidade bom ou ruim, tudo é questão de gosto, de necessidade do seu negócio e das questões financeiras.

Por fim, use e abuse do conhecimento desse profissional. O contador é de uma importância imprescindível para o crescimento do seu negócio, além de prestar um serviço essencial e obrigatório para sua empresa.