Blog

Anatel amplia nono dígito para celulares do RJ, ES e interior de SP

As ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas por 40 dias após as datas estipuladas para cada estado.

SÃO PAULO - Os celulares dos consumidores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo terão nove dígitos. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a mudança acontecerá a partir de 25 de agosto deste ano para as áreas de registro 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (estado de SP) e no dia 27 de outubro nos celulares das áreas 21, 22 e 24 (estado do RJ) e 27 e 28 (estado do ES).

A medida dá continuidade ao processo de aumento da disponibilidade de números de telefones móveis no Brasil, iniciado em 2012 com as cidades de código 11 (cidade de São Paulo e região metropolitana). Em comunicado publicado no DOU (Diário Oficial da União), a agência confirma que o nono dígito será incrementado em todo o País até 2016.

A partir das datas estabelecidas para a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para celulares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, independentemente do local de origem da chamada.

As mudanças são válidas apenas para celulares. Números de rádio e telefone fixo permanecerão iguais. O prazo para a inclusão do nono dígito no restante do País pode ser visto aqui.

Fonte: Infomoney – 31/01/2013