Artigo

5 Dicas para superar desafios e se tornar um empreendedor

Se tornar um empreendedor é uma decisão de extrema importância, que não pode ser tomada com base de impulsos. É fundamental entender exatamente quais serão os desafios que se tem pela frente, e principalmente, quais são as necessidades fundamentais para alcançar o sucesso.

 

“Diferentemente da franquia, cujo modelo, em geral, já foi testado, empreender do zero é uma empreitada individual. Empreender sempre é um risco, e você deve ter consciência desse risco e assumir responsabilidades”, declarou Guilherme Campos, diretor do Sebrae-SP.

 

Todos nós já ouvimos histórias de empreendedores que começaram do zero e fizeram fortuna transformando boas ideias em negócios lucrativos. Se existe algo bom que esses exemplos podem trazer, é que esses empreendedores de sucesso tinham algumas características em comum, talvez a mais importante seja trabalhar bastante.

 

Nós da PROFIT DAM separamos algumas dicas para você que sonha em montar um negócio e nem sempre tem fácil acesso a dicas e alternativas de conteúdo para chegar lá.

Veja quais são essas dicas antes de empreender: 

 

1-   Escolha algo que se identifica 

 

O começo de qualquer negócio é sempre um período de incertezas, mas também de esperança. A organização e a disciplina serão sempre aliadas de peso para você tocar o negócio.

 

Escolha um tipo de negócio no qual seja o seu perfil, e se adapte ao seu estilo de vida e habilidades.

Liste seus interesses 

Isso o ajudará a focar em negócios que terão mais probabilidade de sucesso e eliminar a chance de possíveis fracassos. 

 

Planeje-se 

Para ter um capital suficiente para se manter até que comece a lucrar! 

 

Identifique seus pontos fortes

 

Ninguém pode ser tudo. Se um aspecto do negócio não estiver dentro de suas habilidades, você precisa conseguir ajuda para essas áreas. 

 

Avalie sua personalidade

 

  • Gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
  • Prefere servir ou evitar as pessoas?
  • Você prefere servir qual faixa etária?
  • Pense sobre as pessoas que já conheceu em alguns negócios.
  • Quais foram as que você teve vontade de fazer negócios novamente?

 

Determine o nível de risco que você pode tolerar 

 

Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros.

 

Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará suas despesas, ou se será protestado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.

 

 

Defina claramente os seus objetivos, metas e planos

 

Estabeleça em quanto tempo seu negócio demandará e pergunte a você mesmo se está disposto a comprometer esse tempo. Muitos negócios demandam um investimento de tempo muito grande. Está disposto a trabalhar de domingo a domingo, sem horários fixos?

 

2-  Antes de empreender pesquise o segmento e o mercado

 

Pesquise tudo sobre o negócio escolhido, desde fornecedores e concorrentes naquela região até o perfil do seu público-alvo. Vale aprender a rotina de um negócio com outro empresário do mesmo ramo e até conhecer, como cliente, outros estabelecimentos similares ao que você quer abrir.

 

 

3-   Calcule quanto que deverá usar do seu capital

 

Abrir um negócio exige investimentos e ainda uma reserva de emergência, para eventuais gastos extras. Todo negócio leva um tempo de maturação até dar lucro. Portanto, você precisa estar preparado para se manter nos primeiros meses da empresa.

 

Por isso, calcule o montante necessário e veja opções de onde conseguir recursos ou financiamentos para seu empreendimento. O Sebrae disponibiliza planilhas, como de fluxo de caixa, estoque e capital de giro, que facilitam a gestão da sua empresa.

 

 

4-   Faça um plano de negócio

 

Você precisa colocar no papel o plano de negócio da sua empresa. Isso inclui detalhar todas as fases do processo, com seus gastos e prazos de retorno do investimento, por exemplo.

 

Descreva neste documento os objetivos do negócio e quais passos serão dados para alcançá-los, considerando estratégia de marketing, público-alvo, parceiros, desafios, fontes de receita e de onde virão os recursos para tirar a ideia do papel;

 

 

5-   Formalize seu negócio

 

Seja um empreendedor formalizado. No MEI, por exemplo, você terá alvará de funcionamento e conta bancária de pessoa jurídica ( o que facilita o acesso a créditos e financiamentos para investir em seu negócio) e poderá vender para outras empresas com a emissão de nota fiscal, além da segurança jurídica e acesso aos benefícios sociais, como a Previdência Social.

 

Para fazer todo esse planejamento, é essencial que você tenha um controle minucioso das suas finanças, está esperando o que? Realize o cadastro em nosso site e seja um empreendedor de sucesso!