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Gestão financeira X contabilidade

Autor: Blog Osayk

Fonte: https://osayk.com.br/gestao-financeira-x-contabilidade-descubra-diferenca-entre-os-dois-conceitos/

Gestão financeira X contabilidade: O fato de Contabilidade e Gestão Financeira serem conceitos distintos e com algumas diferenças pode surpreender tanto jovens empreendedores como também administradores com grande experiência.

Ambos são complementares, mas entender no que se diferem é essencial para o aprimoramento da gestão do seu negócio.

Ao entender bem as tarefas de cada uma dessas peças, você consegue tomar decisões melhores e, em consequência, há uma diminuição dos imprevistos financeiros e aumento dos lucros.

Quer saber mais sobre quais são as principais diferenças entre a Contabilidade e a Gestão Financeira? Continue lendo este post!

 

Contabilidade

É uma ferramenta essencial para uma boa Gestão Financeira. É por meio dela que o gestor consegue todos os dados necessários, a fim de que possa realizar a avaliação de desempenho da empresa.

Um bom contador é uma das peças-chave no processo decisório do gestor e o acompanha em todas as transações realizadas pela empresa, inclusive antes mesmo de sua constituição.

A primeira atuação do contador é na definição de qual modalidade a empresa será criada, vai ser EIRELI, sociedade limitada ou sociedade por ações? Qual o regime jurídico tributário que ele irá adotar? O simples?

Além disso, serviços como balanço patrimonial de acordo com as propriedades, o caixa, o balanço patrimonial da empresa, a movimentação de ativos e passivos são exemplos da atuação de uma assessoria contábil.

Com isso, o contador é aquele que irá trabalhar junto com o gestor, gerando todas as informações fundamentais para que a empresa saiba exatamente qual é o seu real cenário naquele momento.

Além disso, com base nos dados coletados pela Contabilidade, é possível elaborar projetos em longo prazo e executá-los.

 

Gestão Financeira

Já a Gestão Financeira é aquela que se relaciona com o capital monetário da empresa e o desenvolvimento do pensamento estratégico para investimentos, mudanças ou cortes.

O objetivo da Gestão Financeira é que, independentemente da ação da empresa (investir, mudar ou cortar), haja resultado positivo.
Para tanto, o gestor financeiro irá acompanhar diretamente o dinheiro da empresa, analisando todos os valores que saem e entram no caixa da empresa, por meio do tracking diário. E, com isto, ele controla os fluxos da empresa e auxilia na sustentabilidade financeira desta.

O profissional é responsável também pela análise de todos os procedimentos administrativos da empresa, investimentos e transações financeiras. Por conta disso e de sua relação de interdisciplinar com outros setores da organização, o gestor pode estabelecer estratégias e garantir que a empresa não perca dinheiro.

Como exemplo deste planejamento estratégico interdisciplinar, temos a questão de aumento de salário para um colaborador. É o gestor financeiro quem irá analisar a sua viabilidade econômica.

 

Quais são as principais características da Gestão Financeira?

O principal objetivo da Gestão Financeira é manter a saúde da empresa. Para tanto, tem como principais características:

  • Todo o trabalho do gestor é focado em garantir que a empresa fique no azul, ou seja, sem dívidas; Auxilia no processo de tomada de decisão; Faz o processo de monitoramento; Analisa o processo de execução dos planos de ação estabelecidos; Faz o acompanhamento diário do caixa e do fluxo.
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Além disso, o gestor financeiro tem habilidade de analisar os números, sensibilidade para o relacionamento com os colaboradores e perspicácia para avaliar e determinar os processos. Assim, se transforma em pessoa essencial para que a empresa consiga perceber e melhorar os pontos cruciais para a empresa.
Passemos agora para a principal diferença entre elas.

 

Focos distintos

O foco é o ponto que distingue os dois conceitos. A Gestão Financeira é responsável pelo controle do dinheiro da empresa e como as transações serão realizadas ao longo do dia e projetando para o futuro. Servindo como controle das transações e evitando problemas de liquidez. Ou seja, a Gestão Financeira é responsável pelo controle das transações com uma visão do presente e para o futuro.

Já a Contabilidade é responsável em se concentrar nas transações, projetando para o passado. Ou seja, faz todo o processo de escrituração destas informações e ainda atua no cumprimento das obrigações fiscais.

Informações como o que foi gasto, os débitos pendentes, o cumprimento dos livros obrigatórios e a análise dos impostos que foram pagos são funções da contabilidade.

Resultados complementares

O contador atua no controle das informações necessárias para a Autoridade Tributária e para garantir que as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo.

Uma das suas principais funções é escriturar todas as operações da empresa e, com isso, o gestor financeiro pode decidir se é possível ou necessário que a empresa peça um financiamento junto ao banco. Ou, ainda, se a empresa tem dinheiro sobrando no caixa e deve fazer um investimento para evitar que fique parado, sem gerar retornos.

A informação de que aquele dinheiro é uma margem positiva ou é dinheiro necessário para o andamento da empresa, somente pode ser dada por meio das informações fornecidas pelo contador.

Assim, para o bom resultado de ambos, é necessário que eles atuem de forma conjunta, pois o trabalho do gestor financeiro é um trabalho de continuidade daquele realizado pelo contador.

 

Conclusão

A Gestão Financeira é responsável pela análise do negócio de maneira “micro”, ou seja, por meio do dia a dia, a fim de que sejam alcançados os objetivos finais da organização.

Já a Contabilidade presta as informações necessárias e auxilia no fornecimento de dados que servem como bases para criação de metas de médio e longo prazo. Sendo, portanto, fundamentais para o crescimento da empresa.

 

Por que você deve investir em um software integrador?

Por serem informações complementares, é importante que a empresa utilize um software integrador para auxiliar no acesso das informações necessárias.

Os softwares ajudam no registro e na apresentação de relatórios, permitindo que o gestor possa ter uma visão global das informações de maneira mais eficiente e que, assim, possa tomar suas decisões.

Um bom software de gestão auxilia o trabalho dos dois departamentos e amplifica os ganhos da empresa.